sexta-feira, outubro 24, 2008

Elementos para o Estudo da Musalla do Torrão



Encontra-se disponível no site do Municipio de Alcácer do Sal, o volume Nº 3 da colecção - Elementos para a História de Alcácer do Sal.
O tema deste numero é dedicado à análise arquitectónica, arqueológica e historiográfica de uma estrutura imponente que é denominada localmente de"muralha ".
Faz parte da cerca conventual das Clarissas do Torrão.
O estudo, fundamentado com base no autor muçulmano Ibn Idari, que viveu nos séculos XIII e XIV, permite provar que terá sido no Torrão do Alentejo que morreu em 1184 o califa almoada Abu Ya´qub Yusuf I e que imediatamente no Torrão, assumiu o poder califal (em segredo, apoiado pelos seus apoiantes politicos) o seu filho que ficará conhecido por Ya´qub b. Yusuf al-Mansur, que virá conquistar Alcácer do Sal em 1191.
Trata-se de um monumento unico no nosso país e provávelmente corresponderá a uma das maiores mesquitas a "Ceu Aberto" construidas no al-Andalus.
Endereço:

2 comentários:

raquel valagão disse...

fiquei muito admirada com a historia que a vila do Torrão pussúi, no entanto existe um tipo de "pedra tumular" entre alcacer e barrosinha a caminho do torrão que diz " ...uma mãe perdeu um filho de tenra idade..." datada de 4 de outubro de 1870 - foi devido a esta pedra escrita que me levou a fazer uma busca sobre o torrão!No entanto não consegui encontrar nada que me indique o que realmente se passou e quem eram essas pessoas (a que familias pertenciam) gostava muito que me satisfizesse esta minha curiosidade

ARC disse...

Desconheço a pedra de que me fala. Só sei que junto à Barrozinha fica o Porto da Lama que era o principal ponto de passagem para sul, de quem vinha de Alcácer para o Torrão ou Beja. Em Algalé figura um memorial de um massacre efectuado durante a Guerra Civil entre Liberais e Absolutistas. Se me enviar mais elementos para o meu mail, é possível que possa eventualmente ter dados para responder. Para ter acesso a ele basta ir ao perfil (neste blog)